Novas Oportunidades a Ler+


Primeira sessão da Comunidade de Leitores do CNO Cacilhas

21-12-2010 16:20

Tal como publicitado junto da comunidade escolar, realizou-se no dia 16 de Dezembro, pelas 19:30 horas, na BECRE, a primeira sessão da Comunidade de Leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+.

Para além de pretender contribuir para a formação e desenvolvimento de novos olhares perante o mundo e a vida e promover a interacção pessoal e social, esta sessão teve como objectivo partilhar as impressões/experiências de leitura, em torno de «O Principezinho», obra imortal de Antoine de Saint-Exupéry, o que foi amplamente conseguido.

A reflectir sobre esta obra, que contém todo o pensamento e "filosofia" de Saint-Exupéry, esteve um grupo muito diversificado: professores, profissionais e formadores do Centro Novas Oportunidades, formandos dos cursos EFA (nível Básico e Secundário) e adultos em processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC).

Após algum debate, partilha de experiências e comentários, de forma aberta, natural e afável, os presentes foram unânimes em considerar «O Principezinho» uma história de fantasia, mistura de um conto infantil e uma parábola para adultos. Como fonte inesgotável de reflexões, consideraram ter nas entrelinhas mensagens sobre a vida, o amor e a amizade - Nós entregamo-‑nos às nossas preocupações quotidianas, tornamo-nos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos.

A sessão terminou com o pensamento lapidar de Saint-Exupéry, na obra «O Principezinho»:

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

 

Manuela Santos

  

 

—————

Voltar