Novas Oportunidades a Ler+


A leitura no processo RVCC

As leituras e a consequente reflexão servem para enriquecer o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens em diferentes áreas, nomeadamente é possível evidenciar competências a partir da leitura de um livro ou de um artigo, por exemplo. Nesse caso, a introdução do seu texto deverá corresponder à identificação da obra, do autor e do editor. É importante fazer um breve resumo para identificar o contexto do livro ou artigo. Depois deverá desenvolver o seu texto de acordo com os critérios de evidência da competência que pretende evidenciar. A conclusão deverá corresponder à reflexão sobre a leitura que fez, indicando de que forma ela contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, social ou  profissional.

Um exemplo concreto ajuda a compreender melhor.

O adulto Nuno Lopes, em processo de RVCC - nível secundário - no CNO-Cacilhas, a partir da leitura deste livro, evidenciou a competência correspondente ao Domínio de Referência Privado, do Núcleo Gerador "Saberes Fundamentais", nas duas áreas de competências-chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) e Cultura, Língua e Comunicação (CLC).

O excerto que se apresenta, corresponde à forma como o adulto integrou o livro no seu trabalho.

 

"...Uma das sugestões que foram feitas na conversa que se seguiu incluía que lêssemos Carl Sagan. Tomei-a à letra e peguei no “Sombras de Antepassados Esquecidos”, um livro que estava esquecido nas minhas estantes há mais de um ano. A obra do falecido Carl Sagan e da sua mulher, a bióloga Ann Druyan, é o livro de Ciências certo para quem não aprecia muito o género. Com uma linguagem bastante clara para quem não cursou ciências, os autores explicam evolução Humana e as razões para os nossos comportamentos. Este livro ajuda-nos a compreender noções muito complexas, como o alfabeto específico do ADN e o quanto este se parece com o nosso apesar de ter apenas quatro letras (T  A  C  G) que correspondem aos blocos de construções moleculares que, quando compostos em longas sequências, criam toda a informação genética. Da organização destas letras no nosso ADN depende o virmos a ser um ser humano ou uma mosca da fruta. Com a leitura deste livro fica claro que não somos, Espécie Humana, mais do que o resultado de um caso de amor fugaz entre a biologia e a química e é isso que Sagan e Druyan nos contam com uma boa dose de sentido de humor, a começar pela capa. O bebé num cestinho representa o Ser Humano deixado à porta de alguém que o vai acolher e criar sem nada saber das suas origens. Conforme o Ser Humano crescer, tentará saber: de onde veio? Quem são os seus pais? Como nasceu? Assim somos nós. Assim que  tomámos consciência, quisemos saber quem somos. O bebé representa o leitor a aprender sobre os seus pais biológicos, e poucos livros nos ensinarão de forma tão acessível quanto este “Sombras de Antepassados Esquecidos”. Quando no dia 5 de Maio voltei a fazer a apresentação da minha partilha de leitura “Novas Oportunidade de Ler +” no âmbito da MOSTRA: Ensino Superior 2010, na Oficina de Cultura em Almada, adicionei este livro à sessão."

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA LEITURA NO PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Linhas de Acção em diversos contextos



1. Sessões de reconhecimento de competências e de formação complementar

 

  • Identificar diferentes Unidades (Nível Básico) ou Núcleos Geradores (Nível Secundário dos Referenciais de Competências-Chave que estejam relacionados com as áreas de interesse do adulto e fazer a sua exploração recorrendo à leitura de revistas, jornais, livros ou informação on-line;
  • Motivar os adultos para escolherem uma das suas áreas de interesse e convidá-los a lerem sobre o tema;
  • Aproveitar a formação complementar para orientar os leitores menos experientes em actividades de leitura funcional (formulários, minutas, instruções, reclamações, cartas, …);
  • Promover a leitura (em voz alta, em silêncio,) de artigos, livros ou páginas da internet que interessem verdadeiramente aos adultos, nas sessões de grupo ou em casa;
  • Realizar um debate acerca do conteúdo dos textos lidos, seguido de um registo pessoal no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens do adulto. - as leituras e a consequente reflexão servem para enriquecer o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens em diferentes áreas;
  • Convidar os alunos a relembrarem contos que ouviram em criança e, quando possível, a retomarem a sua leitura numa publicação actual, de modo a reflectirem sobre as mensagens que transmitem;
  • Estimular os adultos a relembrar e a nomear um livro (nome do autor, da sua biografia, do contexto espácio-temporal da sua vida e da sua obra), que leram e que ainda recordam, explicando as razões da sua escolha;
  • Sugerir aos adultos que identifiquem assuntos/temas/autores sobre os quais nunca leram nada, mas dos quais já ouviram falar e suscitar a pesquisa de livros, artigos ou textos relacionados com eles.


2. Leitura em família

 

  • Propor aos adultos que leiam com as crianças do seu círculo familiar e do seu círculo de amigos alguns livros infantis ou juvenis (de diferentes níveis etários e temáticas que vão ao encontro dos interesses das crianças);
  • Motivar os adultos para partilharem com o grupo a experiência de leitura em família e a integrarem no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.


3. Leitura Livre

 

  • Recomendar leituras adequadas aos interesses, hábitos e competências dos adultos - jornais, revistas, páginas de internet, livros, etc.;
  • Propor aos adultos que leiam sobre os assuntos que lhes interessam: divulgando as leituras enriquecidas com imagens, comentários, curiosidades e informações diversas;
  • Promover formas de partilha do que cada adulto já leu e sugerir-lhe outras leituras (placard visível e apelativo);
  • Aproveitar os computadores do seu Centro que são utilizados pelos adultos para disponibilizar hiperligações que dêem acesso directo a blogues sobre leitura e livros.


4. Blogues
 

  • Incentivar e apoiar os adultos que tenham criado blogues pessoais ou que colaborem em blogues;
  • Incentivar a pesquisa de temáticas relevantes e significativas para os adultos, considerando a sua história de vida (interesses e ocupações pessoais, sociais e profissionais).


5. Articulação com as bibliotecas existentes na área de intervenção do Centro Novas Oportunidades
 

  • Valorizar a Biblioteca Escolar como lugar privilegiado para ter acesso a livros, jornais, revistas e informação que constituirão um apoio ao trabalho de reconhecimento, validação e certificação de competências.
  • Visitar a Biblioteca Escolar com os adultos para lhes apresentar o espaço e a forma como está organizada;
  • Realizar sessões de reconhecimento e de formação complementar na Biblioteca Escolar, apoiando e orientando actividades de leitura e de pesquisa de informação.


Manuela Ventura Santos