Novas Oportunidades a Ler+


Eça e os animais

15-01-2012 18:47


Faço parte, com muito gosto, da Comunidade de Leitores do CNO de Cacilhas-Tejo, e uma vez por mês reunimo-nos na biblioteca da escola para “discutir” um livro.
Uma das coisas de que eu gosto na Comunidade de Leitores (onde me enriqueço mensalmente, pois não é só com dinheiro que se enriquece), é de tudo o que envolve a leitura do livro em si e que nos leva a pesquisar mais – sobre o autor, a sua obra, a época em que ele viveu, enfim bisbilhotar um pouco, no bom sentido.
Há tempo atrás, num serão cálido de um verão chuvoso, calhou a vez aos Contos de Eça de Queirós, mais propriamente ao conto “Singularidades de uma rapariga loira”.Mas não é sobre este conto que vos quero falar, é sobre o outro, que lá está, que quase passa despercebido, o “Frei Genebro”.
Trata-se de um conto sobre um frade que é um modelo de virtudes e que todos pensavam que, quando morresse, os anjos levariam diretamente para o céu.
Mas tem mais a história, pois tem… Tem um bacorinho ao qual Frei Genebro decepou a perninha, deixando-o em agonia a esvair-se em sangue.
 Quando li esta parte senti uns engulhos e um mal-estar para com o conto e o escritor — eu, defensora dos direitos dos animais, a ler “este crime” e a vê-lo passar em branco. E não reconheci este Eça de Queirós o autor do “Suave Milagre”.
 Mas no final do conto fiz as pazes com Eça.
Deus deixou cair Frei Genebro no Purgatório… — foi o golpe fatal que Eça de Queirós deu ao frade, castigando-o pelo crime.
Porque o bacorinho que sofre também é nosso irmão.
Creio que ele, Eça de Queirós, era como eu sou. Para nós, um bacorinho sofrendo tem mais valor do que o santo homem que lhe fez mal, mesmo com todas as suas virtudes contabilizadas.
Um escritor como Eça de Queirós, considerado um dos maiores da língua portuguesa – preocupar-se em elevar ao mesmo nível um bácoro e um frade é mesmo de quem gosta de animais e tem bons sentimentos. E se ele vivesse atualmente, certamente seria um defensor dos direitos dos animais e da natureza e estaria ao meu lado em manifestações.
Ele seria provavelmente o meu guru!

Maria Gonçalves, RVCC Nível Secundário, Grupo 24
 

—————

Voltar