Novas Oportunidades a Ler+


As minhas leituras

10-01-2012 18:39

Desde o momento em que comecei a ter os primeiros contactos com a leitura, depressa ganhei gosto pela mesma e quando pego num livro que me desperta o interesse, num ápice o leio; ficção científica, aventura e policiais são os meus preferidos. A leitura de um livro faz-me viver outras histórias, encarnar outras personagens e essencialmente viajar por lugares onde nunca estive. Quem não tem gosto pela leitura não consegue compreender o que um leitor consegue viver ao ler um livro. O livro é a minha melhor companhia quando enfrento qualquer estado de espírito menos positivo.
   Tenho como autores preferidos, o Paulo Coelho que apesar de escrever romances, a sua escrita e as suas histórias transmitem ao leitor uma enorme paz de espírito, e nos dias de hoje que são de enorme stress, quem não precisa de paz de espírito!?
   Do autor José Rodrigues dos Santos, apesar de muita gente não o considerar um escritor, eu já li algumas obras e fiquei surpreendido com a forma de escrita utilizada, que apesar de não ser muito rica é bastante convincente ao ponto de conseguir prender o leitor, tal como eu fiquei “preso”. As histórias narradas por este autor nos seus livros são centradas em temas polémicos, como a igreja católica e as guerras e são temas como estes que chamam a atenção dos leitores.
   Faz algum tempo que não leio um livro, mas ainda me recordo do último que li, que tem como título “A Cabana” e foi escrito por W. Paul Young. A história é desenvolvida à volta de Deus e o seu conteúdo consegue induzir os leitores mais incrédulos a acreditar em Deus.  
  Como a grande maioria das pessoas, eu também gosto de cinema mas já me cansei daqueles filmes em que a história é quase sempre igual.
  Filmes como as sequelas do “Senhor dos Anéis”, “Guerra das Estrelas” e o mais recente “Matrix”, foram filmes que me marcaram pela positiva. Neste tipo de filmes são contadas histórias inacreditáveis, que conseguem prender o espectador ao ecrã. No entanto também gosto bastante de ver filmes que tenham “alma”, que possuam mensagens importantes para os espectadores. Filmes que nos ensinem algo, que nos façam pensar durante e depois de o vermos. O filme com o título “Favores em Cadeia” foi sem dúvida um filme que me tocou bastante, a sua história tem tanto de bondade como de fantástica. Retrata a vida de um rapaz que através de um projecto escolar, decide fazer um favor a alguém que realmente necessita bastante de ajuda, mas não quer este favor lhe seja retribuído, mas sim a outras pessoas, que em troca fazem o mesmo a outras pessoas, e assim sucessivamente.

Rui Oliveira, RVCC Nível Secundário,Grupo 29
 

—————

Voltar