Novas Oportunidades a Ler+


Quinta Sessão da Comunidade de Leitores do CNO Cacilhas

29-04-2011 19:45

Realizou-se no dia 27 de Abril, pelas 19:30 horas, na BECRE, a quinta sessão da Comunidade de Leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+.
Desta vez partilhámos as impressões/experiências de leitura, em torno de «A História do Senhor Sommer», obra de Patrick Suskind, integrada no Plano Nacional de Leitura.
Após algum debate e reflexão considerámos que o livro, em análise, é uma recordação da infância e adolescência do narrador e que a aparência do estranho Sr. Sommer, eterno caminhante, serve principalmente como pano de fundo para narrar a sua vivência interior. «A História do Senhor Sommer» é, assim, uma fascinante viagem aos episódios mais recônditos da nossa própria infância — os lugares mágicos onde nos refugiávamos do mundo dos adultos e ainda um monólogo acerca do tempo e da passagem da adolescência à idade adulta:
«No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.
Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chover a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, sempre o senhor Sommer peregrinava como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador...»

—————

Voltar