Novas Oportunidades a Ler+


Terceira sessão da Comunidade de Leitores do CNO Cacilhas

25-02-2011 12:32

O Centro Novas Oportunidades de Cacilhas realizou a terceira comunidade de leitores, no âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+/Plano Nacional de Leitura.

A convite de duas professoras de Português e da professora bibliotecária, da Escola Secundária de D. Dinis, deslocámo-nos, em itinerância, ao Centro de Recursos Educativos Ana Marques, onde fomos principescamente recebidos.

O grupo, constituído por professores, profissionais e formadores do Centro Novas Oportunidades de Cacilhas, formandos dos cursos EFA (nível Básico e Secundário) das duas escolas, adultos em processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC) e alunos do Ensino Recorrente por Módulos Capitalizáveis, partilhou, entusiasta e espontaneamente, as suas impressões de leitura em torno do conto “Retrato de Mónica” integrado na obra Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner.

Após reflexão, os presentes puderam concluir que em “Retrato de Mónica”, Sophia mobiliza todos os recursos irónicos para traçar a caricatura da mulher de sociedade, cujo sucesso social assenta na renúncia «à poesia, ao amor e à santidade» e numa relação de proximidade com o chamado «Príncipe deste Mundo». A autora dá uma visão bela de Mónica, mulher “perfeita” , baseando-‑se na ironia e utilizando uma metáfora exemplar que transforma a mulher ideal no símbolo de futilidade, manipuladora, com uma inteligência mórbida, pois “a sua inteligência é feita da estupidez dos outros”.

Foram momentos enriquecedores de partilha e de interacção, contribuindo para promover o prazer de ler e de escrever, o que consideramos crucial para o desenvolvimento integral dos adultos.

Por fim, a assinatura do protocolo de cooperação, formalizado entre o Centro Novas Oportunidades de Cacilhas e a Escola Secundária de D. Dinis, veio sedimentar os laços que estas duas entidades têm vindo a construir.

 

Tal como refere Sophia,

«O amor é oferecido raramente e aquele que o nega algumas vezes depois não o encontra mais».

 

 

 

—————

Voltar