Novas Oportunidades a Ler+


 

Ler é importante?

"Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas ideias, novas pessoas. Eventualmente, ficaremos a conhecer melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios.

Ler é estimulante. Tal como as pessoas, os livros podem ser intrigantes, melancólicos, assustadores, e por vezes, complicados. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar.

Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a leitura de livros. Na escola aprendemos gramática e vocabulário. Contudo, essa aprendizagem nada é comparada com o que se pode absorver de forma natural e sem custo através da leitura regular de livros."

Publicado em http://citador.weblog.com.pt/arquivo/007928.html

 

A história de um contador de histórias

Descobriu a leitura aos 14 anos e foram os livros que o tiraram da rua e determinaram a pessoa em que se tornou.

 

Como e quando incentivar a criança a ler?

Psicopedagoga Irene Maluf fala sobre os processos de aprendizagem das crianças e da forma como elas devem ser incentivadas à leitura.

 

 

A importância da formação e da leitura

Dois testemunhos de adultos. Liu, uma imigrante chinesa que reside em Portugal há dois anos e Ana Maria, que concluiu o Ensino Secundário num Centro Novas Oportunidades, referem-se à importância da formação e da leitura.